Policiamento de Meio Ambiente ganha reforço de 20 viaturas 4×4

Nesta segunda-feira (05.06), Dia Mundial do Meio Ambiente, a  Polícia Militar de Minas Gerais(PMMG) recebeu 20 novas viaturas 4×4 do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que serão utilizadas no combate ao desmatamento ilegal e outras intervenções irregulares que degradam o meio ambiente no estado.  A solenidade de entrega aconteceu no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 
Os veículos foram adquiridos com recursos provenientes de Termo de Compromisso entre o Estado de Minas Gerais, por meio Semad, MPMG, Ministério Público Federal (MPF) e a Vallourec Tubos do Brasil, firmado em 12/12/2022, como medida de reparação pelos impactos causados pela empresa em razão de transbordamento do Dique Lisa, ocorrido em janeiro do mesmo ano.
Foram destinados R$ 4,5 milhões, como parte da compensação ambiental e por danos morais coletivos, na execução desse projeto de renovação da frota do policiamento de Meio Ambiente. As viaturas adquiridas atendem à necessidade da atividade de fiscalização, considerando que o policiamento ambiental ocorre, na maior parte, em áreas rurais e de difícil acesso.
O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi, enfatizou o trabalho, sobretudo em parceria, com planejamento, engenharia e tecnologia, para ampliar as ações de proteção ao meio ambiente. “É assim que conseguimos, por exemplo, tornar Minas Gerais um dos grandes produtores de alimentos e outros derivados do Brasil”, destacou.
Números
Em fevereiro deste ano, a Semad também entregou 215 tablets à Polícia Militar e Meio Ambiente, para aprimorar o trabalho de combate às infrações e crimes ambientais.Em 2022, foram realizadas 47.784 fiscalizações ambientais, um aumento de 14% em relação a 2021. Somente no primeiro quadrimestre de 2023, foram feitas mais 14.480 fiscalizações, com mais de 5.700 autos de infração emitidos.
O Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2023, elaborado pela Subsecretaria de Fiscalização da Semad em parceria com o Comando de Policiamento de Meio Ambiente da PMMG, prevê ainda a realização de operações repressivas de caráter especial de diferentes temáticas, operações de caráter ordinário e operações preventivas.

Autor: Informações Agência Minas 

Veja Também

PCMG prende suspeito de furtar câmeras de vigilância em Araxá

Nesta segunda-feira (1/7), em Araxá, região do Alto Paranaíba, a Polícia Civil de Minas Gerais …