Operação Virtude: PCMG protege e orienta idosos em Belo Horizonte

Na semana marcada pelo Dia Mundial da Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no sábado (15/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou da operação Virtude, deflagrada para investigar denúncias de crimes, instaurar inquéritos, realizar visitas a abrigos e vítimas de violência, além de incentivar denúncias. As ações estão em andamento desde o dia 10 de junho em todo o estado e nesta sexta-feira (14/6) foi o Dia D, com ação educativa na Praça Sete de Setembro, Centro de Belo Horizonte.

A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Deadi) esteve em seis Instituições de Longa Permanência (ILPs) nas regiões Noroeste e Venda Nova, na capital, em atuação conjunta com a Vigilância Sanitária, na última segunda (10/6), terça (11/6) e quarta-feira (12/6).

Instituições de Longa Permanência

No decorrer da operação Virtude, durante visita às ILPs, a Vigilância Sanitária atuou na fiscalização do estabelecimento e a PCMG na existência de eventual prática criminosa envolvendo a pessoa idosa. De acordo com a investigadora Maria Fernanda, uma das ILPs funcionava de forma clandestina. “A proprietária tinha um asilo no bairro Coqueiros que foi fechado pelo Ministério Público; depois se mudou para Contagem, cujo estabelecimento também foi fechado, e ela estava atuando no bairro Novo Glória de forma clandestina. No local, encontramos cinco idosos e a Vigilância Sanitária autuou a proprietária estabelecendo um prazo de sete dias para que os idosos retornassem aos familiares”, relatou. “Nos demais asilos, as visitas se deram de forma tranquila. A PCMG não constatou qualquer situação de maus-tratos ou outro crime, como abandono afetivo”, concluiu Fernanda.

Dia D

Esta sexta-feira (14/6), dia D da operação Virtude, foi marcada por uma ação integrada que reuniu as forças de segurança pública e instituições parceiras na Praça Sete, região Central de BH. A equipe da Deadi representou a PCMG com abordagem educativa para conscientizar sobre direitos dos idosos e divulgar os canais de ajuda para a proteção de pessoas da terceira idade.

A iniciativa para sensibilizar os mineiros sobre a importância de proteger os idosos e combater a violência foi da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e além da PCMG, contou com outras instituições como a Defensoria Pública e o Ministério Público.

PCMG

Veja Também

PCMG prende suspeito de furtar câmeras de vigilância em Araxá

Nesta segunda-feira (1/7), em Araxá, região do Alto Paranaíba, a Polícia Civil de Minas Gerais …