
Nesta terça-feira (8/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) integrou a 2ª fase da operação Ligas dos Campeões, coordenada pelo Ministério Público (MPMG), com participação também da Polícia Militar, para cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em Uberlândia, Triângulo Mineiro. Os alvos são suspeitos de integrar um grupo criminoso envolvido em diversas atividades ilícitas, como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Durante os trabalhos realizados na manhã de hoje, foram arrecadados celulares dos investigados, aproximadamente 50 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) suspeitos, bem como duas banheiras de hidromassagens de origem ilícita. Também foi apreendido um veículo de luxo, por suspeita de se tratar de produto de lavagem de dinheiro ilícito.
Segundo o chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Marcos Tadeu de Brito Brandão, as investigações apontam que uma das estratégias do grupo para ocultar a origem ilícita dos capitais obtidos em atividades criminosas era a destinação ao esporte amador. “O objetivo do cumprimento desses mandados é angariar mais provas, mais elementos, para darmos continuação às nossas investigações”, informou.
Um dos investigados foi flagrado mantendo animais silvestres de forma ilegal e em condições de cuidado inadequadas, motivo pelo qual foi preso por maus-tratos a animais.
Liga dos Campeões
A primeira fase da operação Liga dos Campeões foi realizada em 13 de agosto de 2024. A ação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Uberlândia, em conjunto com a 18ª Promotoria de Justiça de Uberlândia, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais.
Participam da segunda fase da operação dois promotores de Justiça, 15 policiais civis e 45 policiais militares, além de servidores e colaboradores do Ministério Público.
PCMG
*Com informações do MPMG