Moradores e visitantes de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo poderão treinar ações de segurança em caso de emergência envolvendo barragens

Simulado, que será realizado no dia 25 de abril pela Defesa Civil Municipal, com apoio da Vale, é um direito da população previsto em lei

As comunidades dos municípios de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo poderão participar de um treinamento sobre os procedimentos de segurança, em caso de emergência envolvendo barragens.

No dia 25 de abril, quinta-feira, às 15h, a Defesa Civil Municipal realizará, com apoio da Vale, o simulado prático de emergência com a população que reside ou transita na Zona de Autossalvamento das barragens, bairro Laranjeiras, Duas Pontes e Boa Vista, além dos moradores das comunidades de Palmital, Carapuça II e Una, que fazem parte da Zona de Segurança Secundária (ZSS) A Zona de Autossalvamento é a região em que se considera não haver tempo suficiente, para uma intervenção das autoridades competentes em uma suposta situação de emergência envolvendo barragens de mineração.

É uma área definida pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação – ou seja, caminho pelo qual o conteúdo da barragem seguiria em caso de rompimento – igual a trinta minutos.

Prevenção e monitoramento Com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua, a Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas e em apoio à Defesa Civil e órgãos competentes. Para isso são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta.

O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos. As principais barragens da Vale, incluindo Norte/Laranjeiras e Torto, são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, assim como devidamente fiscalizadas pelos órgãos competentes, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.

Veja Também

PCMG prende suspeito de furtar câmeras de vigilância em Araxá

Nesta segunda-feira (1/7), em Araxá, região do Alto Paranaíba, a Polícia Civil de Minas Gerais …