Minas registra média de 140 ocorrências de incêndio florestal por dia em setembro

Forte calor e o tempo seco são cenários perfeitos para incêndios em vegetações. Céu cinza e o cheiro de fumaça mostram a gravidade da situação. O domingo (19/09) foi marcado por diversos incêndios em vegetações em vários pontos distintos da região metropolitana de Belo Horizonte.

A ocorrência mais grave registrada pelo Corpo de Bombeiros foi em uma mata que cerca os bairros Borba Gato em Sabará e Bom Destino em Santa Luzia. As chamas chegaram a ficar bem próximas de residências. Também foram registrados incêndios grandes em Contagem e no bairro Olhos D’água, região Oeste de BH. 

Conforme o Corpo de Bombeiros, em setembro, Minas Gerais possui uma média de 140 ocorrências de incêndio florestais por dia. Apenas nos 15 primeiros dias do mês, foram cerca de 3 mil registros. Em todo ano, a corporação soma mais de 19 mil ocorrências.

Conforme o tenente Aihara, do Corpo de Bombeiros, temperaturas médias mais altas e baixa umidade relativa do ar contribuem para a ocorrência de incêndios florestais. 

“O que acaba sendo decisivo para a ocorrência de incêndios ambientais, que tanto afetam nossa população, é principalmente a ação humana; 99% são provocados por ação humana, importante lembrar que isso é crime”, adverte.

Veja Também

Reparação da tragédia em Brumadinho inclui mais 5,4 mil atingidos

Nos meses de maio e junho, os valores da reparação dos danos causados pelo rompimento …