Governador Valadares: PCMG ministra palestra sobre racismo e bullying

Nesta terça-feira (16/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Governador Valadares, região Leste do estado, realizou uma palestra sobre racismo e bullying na Escola Estadual Alexandre Peixoto, localizada no bairro Santa Paula. A ação foi direcionada a estudantes com idades entre 12 e 17 anos.

A palestra, ministrada pela delegada Adeliana Xavier, teve o intuito de esclarecer e conscientizar os adolescentes sobre o conceito de bullying, destacando que se trata de um comportamento agressivo, intencional e repetitivo. Também esclareceu que o bullying pode ser verbal, físico ou psicológico, e ocorrer tanto pessoalmente quanto por meio das redes sociais.

A delegada enfatizou a necessidade de desenvolver um ambiente seguro e confiável nas escolas, incentivando crianças e adolescentes a reportarem casos de bullying às autoridades competentes.

Durante a palestra, foi ressaltada, ainda, a importância de se compreender o conceito de racismo e suas consequências no ambiente escolar. Adeliana explicou que o racismo é a discriminação baseada na raça ou etnia, e que pode ocorrer de forma explícita ou implícita.

Conscientização e segurança

“A participação ativa dos alunos durante a palestra foi notória, demonstrando que iniciativas como essa são fundamentais para combater esses tipos de crimes. A conscientização desde cedo contribui para transformar comportamentos nocivos e promover relacionamentos baseados no respeito e na igualdade”, disse a delegada.

A conscientização, a denúncia e a promoção da diversidade e inclusão foram apontadas como ferramentas-chave na busca por um ambiente escolar mais seguro e respeitoso. “É fundamental que todos os envolvidos na comunidade escolar se unam nessa luta para garantir um futuro mais inclusivo e igualitário para as crianças e adolescentes”, concluiu Adeliana.

Clique AQUI e acesse a cartilha da PCMG sobre o tema bullying e cyberbullying.

PCMG

Veja Também

Reparação da tragédia em Brumadinho inclui mais 5,4 mil atingidos

Nos meses de maio e junho, os valores da reparação dos danos causados pelo rompimento …