Governador Valadares – Cão farejador da PM é ‘aposentado’ após 10 anos de serviço prestado a sociedade

Depois de uma década dedicada à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Apolo, cão policial que atua em Governador Valadares, vai pendurar a coleira e se aposentar. Ele chegou para a corporação em 2014. Os cães policiais são aposentados quando têm entre oito e 10 anos. Cães como Apolo podem realizar o trabalho de 20 a 30 policiais e se destacam em razão da visão, audição e do olfato superiores. O olfato canino é surpreendente, cerca de 50 vezes a mais do que o do ser humano.

Apolo foi treinado de forma constante, desde novinho, ainda com poucos dias de vida. Justamente por isso, foi utilizado em várias ocorrências e obteve muito êxito. Ele contribui com mais 100 (cem) prisões e apreensões.

O Sargento Baía, que atua nas Rondas Ostensivas com Cães (ROCCA), explicou que vai guardar com carinho as situações vividas com o companheiro de quatro patas, especialista em faro de drogas e armas. “É uma satisfação imensa ter podido contar com o Apolo, que sai honrado, com uma carreira brilhante. A carreira dele é como a de um policial militar que se entregou com muito amor à corporação. Ele não entende isso, mas nós, que trabalhamos com ele, entendemos. O coração fica apertado, claro, porque ele é um amigo nosso.”

Apolo já tem endereço novo. Ele vai ser doado para um policial militar, da ROCCA, que também já trabalhou com o cão. A disputa foi grande. Na sede da ROCCA, o box em que o Apolo ficava vai ganhar um novo membro. A plaquinha com o nome dele vai ser substituída. Para os militares, porém, o que não vai mudar é a certeza de que o pastor alemão serviu, com louvor, à PM de Minas.

PMMG

Veja Também

Governo de Minas utilizará nova tecnologia de reconhecimento facial no Carnaval de Belo Horizonte

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, apresentou, nesta quarta-feira (19/2), uma nova tecnologia de …