Campanha de conscientização contra incêndio e queimadas irregulares

Polícia Militar de Meio Ambiente realiza campanha de conscientização contra incêndio e as queimadas irregulares

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb), intensificou as operações de prevenção e fiscalização da fauna e da flora, com visitas aos produtores e moradores de toda zona rural do estado de Minas Gerais, com o objetivo de difundir orientações sobre cuidados necessários, dicas de prevenção e de segurança para evitar que incêndios e queimadas ocorram.

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMAmb), tenentecoronel Emiliano Lages Ferreira, no inverno, com longa estiagem e muitos ventos, é um período com alta incidência de incêndios que, além de trazer perigos ao ser humano, provoca enormes prejuízos ao meio ambiente, causando impactos à flora e fauna. Segundo ele, espécies de animais e vegetação ficam expostas à extinção; há uma interferência no fornecimento de água, a partir das nascentes, provocando assoreamento de rios e córregos. Além da queda da qualidade do ar para respirar e a produção de fumaça expõe os motoristas nas estradas ao risco de acidente.

De acordo com o tenentecoronel  Lages, a estratégia para se alcançar o objetivo foi definida. “Vamos distribuir panfletos, promover reuniões com cooperativas de agricultores, veicular spots em emissoras de rádio, fazer palestras com as comunidades rurais e nas escolas, utilizar Redes Sociais, produzir “Lives” e utilizar o efetivo do Grupo Especial de Policiamento Ambiental (GEPAM) para levar todo esse conteúdo até área rural”, frisou. “As queimadas geralmente ocorrem por dois fatores: humano, quando se trata de ação criminosa provocada por pessoas à propriedade alheia, ou na própria propriedade sem autorização dos órgãos competentes e sem a utilização de técnicas específicas para tal. E o fator natural, provocado por queda de raios e descargas elétricas, etc.”, concluiu.

DICAS DE PREVENÇÃO

Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb) orienta para algumas medidas de prevenção que contribuem para o bem-estar de todo o ecossistema:

– Não soltar fogos de artifício próximo a matas e florestas;

– Não jogar guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículo ou no chão em áreas rurais ou às margens das rodovias;

– Não acumular lixo em lotes vagos;

– Em acampamentos e passeios, remover todas as folhas secas e fazer um círculo com pedras ao redor da fogueira e após utilizar a fogueira, apagar as cinzas com água e/ou terra;

– Para realização de queimadas, solicitar autorização a um escritório do Instituto Estadual de Florestas (IEF);

– Se houver lotes vagos com vegetação acumulada, informar o respectivo Poder Municipal ou Órgão correspondente;

– Manter sua propriedade limpa e com aceiros para evitar a propagação das chamas em um eventual incêndio em vegetação e caso observe algum indivíduo colocando fogo em florestas ou demais formas de vegetação, acione, imediatamente a Polícia Militar, no número 190.

Fonte: PMMG

Veja Também

DENGUE, dúvidas sobre a vacinação e os sintomas

Agência Brasil preparou um pergunta e resposta sobre a imunização A vacina Qdenga, do laboratório …