Aumento de afastamentos em decorrência de doenças laborais motiva debate nesta quinta-feira (8).

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate, nesta quinta-feira (8/5/25), a importância de ações de prevenção da violência psicológica no ambiente de trabalho. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Betão (PT), será realizada no Auditório do andar SE, a partir das 15 horas.
O debate é motivado pelo aumento dos casos de assédio no ambiente de trabalho e pelo crescimento dos afastamentos em função de doenças laborais. Segundo pesquisa realizada pelo Mapa do Assédio no Brasil em 2024, cerca de 30% dos profissionais afirmam terem sofrido assédio no ambiente de trabalho nos últimos 12 meses.
A audiência pública integra o chamado Maio Lilás em atenção à Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Mesmo com essa iniciativa vigente há 13 anos, o deputado Betão acredita que a prevenção e o tratamento das doenças laborais ainda não são uma realidade nas empresas brasileiras.
Segundo o deputado Betão, os números são assustadores e a realidade parece ser ainda pior.
“A Comissão do Trabalho recebe relatos diários de trabalhadores como eletricitários, professores e funcionários públicos, com denúncias de assédio, perseguição, carga excessiva de trabalho, dentre outras coisas. Por isso, é urgente a implementação de normas que obrigam as empresas a terem como políticas internas o cuidado com a saúde mental.”
Betão também defende o fim da escala 6×1 como medida emergencial para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
ALMG