
Na manhã dessa quarta-feira (09/04), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagraram a operação “Coroa de Barro” em Governador Valadares, município localizado na região Leste do estado. As forças de segurança da cidade, contaram com apoio da 5ª BRAvE, 3ª Cia. MAMB, militares do batalhão ROTAM. Esta ação teve como objetivo combater ao crime organizado e a redução do número de homicídios na região e é um desdobramento da operação Coroa de Ferro, realizada em novembro de 2024.
A operação contou com a participação de mais de 300 policiais, dezenas de viaturas e de dois helicópteros. Essas forças foram mobilizadas para garantir a execução eficaz dos mandados e a segurança das operações. Foram cumpridos de 32 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, todos expedidos pelo poder Judiciário. 12 pessoas foram presas. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de homicídio, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, receptação e falsidade ideológica. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia de Plantão, onde estão sendo realizadas as formalidades da polícia judiciária.
Foram apreendidas 30 munições Cal. 9mm, 34 munições Cal 38, um revólver Cal 38, uma pistola Cal. 9mm, uma espada tipo samurai, uma balança de precisão, três rádios comunicadores, um notebook, R$1.349,00 em dinheiro, 148 pinos cocaína, 69 pedras de crack, um papelote cocaína, 21 buchas maconha, um pequeno tablete maconha, um gerador de energia, 24 celulares e diversos receituários em branco carimbados e assinados
Durante as investigações, também foi descoberto que a organização promovia eventos sociais com o objetivo de conquistar a simpatia da população local, facilitando suas ações ilícitas. O major Matheus Lopes, Subcomandante do 6º BPM, reafirma que a Polícia Militar vai continuar atuante na prevenção e no combate da criminalidade da cidade.
PMMG