No dia 13 de maio de 2025, um dos investigados por um homicídio consumado e seis tentados, ocorridos em 11 de abril de 2023, no bairro Nova Vista, em Itabira, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 74 anos e seis meses de reclusão. O primeiro investigado havia sido condenado a 62 anos e 2 meses de reclusão, o segundo a 83 anos, 02 meses e quinze dias de reclusão, sendo essa a maior condenação da cidade de Itabira. O júri do último investigado ainda não foi realizado.
Na data dos fatos, os investigados, em um veículo Duster branco furtado, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra vítimas diversas no bairro Nova Vista, levando a óbito uma vítima e atingindo outras vítimas sobreviventes.
A motivação do delito seria uma intensa guerra entre organizações criminosas ocorridas em Itabira, porém as investigações indicaram que seis vítimas não possuíam qualquer relação com atividades criminosas, ou com os autores. Sendo que a vítima fatal teria se mudado para Itabira em data recente aos fatos, para cuidar de sua tia, idosa.
Os investigadores da Polícia Civil destacaram em comunicação que ao chegar na rua observaram quase uma cena de “guerra”, com dezenas cápsulas de arma de fogo espalhadas por toda rua, de calibres distintos, marcas nos muros, no chão, carros perfurados e muito sangue. No local dos fatos foram recolhidas pela perícia 22 estojos calibre 9mm luger, 11 estojos calibre .380, 7 projéteis de arma de fogo (sendo 4 quatro calibre 9mm luger, 1 .380, e dois não foi possível identificar o calibre).
O investigado respondeu por um homicídio consumado, seis homicídios tentados, receptação do veículo utilizado no delito, e associação criminosa majorada.
Os autores foram identificados e a Polícia Civil representou pela decretação da prisão preventiva dos investigados, sendo presos em momentos distintos.
