Menu


Vale vai instalar sirenes na barragem do Pontal em Itabira

21 DEZ 2017
21 de Dezembro de 2017

A  mineradora Vale começou a instalar um sistema de sinalização sonora no entorno da barragem do Pontal, às margens dos bairros Campestre, Bela Vista e Nova Vista, em Itabira. O sistema visa alertar os moradores desses bairros em caso de rompimentos. 

Durante a implantação os moradores receberão propostas de caminho seguro, pontos de encontro e datas de treinamentos e simulações. As ações serão apresentadas pela mineradora e a Defesa Civil. A Vale não confirma, mas a instalação do sistema não estaria em seus planos, mas pressões dos moradores, sobretudo dos bairros Bela Vista e Nova Vista, teriam obrigado a empresa a rever os planos e promover as mudanças. 

Desde 2016 a empresa vem realizando uma pesquisa nas diversas comunidades localizadas próximas as 27 barragens e diques da mineradora no município. “As informações técnicas estão auxiliando na melhor definição das melhores estratégias de comunicação e atendimento a população em casos de emergência”, informou a Vale.

Embora a empresa esteja implantando os sistemas, ela garante que não há motivos para medo da população. Desde o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, empresa pela qual a Vale também é sócia, a mineradora afirma que as barragens em Itabira tem estruturas seguras e passam por inspeções a cada 15 dias.

(Via Comercial)

Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!