Menu


Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio.

14 MAI 2019
14 de Maio de 2019

Em tempos de rompimento de barragens, morte e destruição ambiental, descaso das autoridades e nenhum valor dado pelas mineradoras à questão ambiental, um grupo de Pessoas e entidades se ajuntaram para fazer um relato, digo diagnóstico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, que recebeu o nome de Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio.

Envolvidos no projeto estão o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), jornal Tribuna do Piracicaba e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira, que juntos tem em seu meio cerca de 16 pesquisadores, Repórteres, Fotógrafos, Estudiosos que vão estudar os 241 quilômetros do Rio Piracicaba, que é o principal afluente do Rio Doce.

O projeto que se inicia em alguns dias sairá da nascente, em Ouro Preto indo ate a foz, em Ipatinga, percorrendo boa parte de sua extensão.

Em 26 de maio, com um evento programado para a Praça Minas Gerais, em Mariana, a partir das 9h, todos são convidados a participar de uma solenidade/manifestação que marcará o início da expedição.

A Expedição tem sim o caráter científico e de estudos, mas também apresenta-se como uma forma de protesto por todo o contexto sócio-ambiental no qual estamos inseridos.

Não só o mapeamento ou as amostragens que estão sendo feitas, mas os registros fotográficos e em vídeo que deverão ser amplamente divulgados e que vão aproximar toda a coletividade desta bacia hidrográfica e assim permitir a cada um de nós ajudar a preservar.

Ameaçada constantemente pelo descaso ambiental, é crucial acompanharmos e divulgar a real situação desta bacia, apresentar propostas e cobrar ações para que seja preservada.

O diagnóstico final deve servir de base a todos, inclusive aos políticos para a formatação de leis de preservação ambiental que assegure para todo sempre a existência desse patrimônio que é de todos nós.

Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!