Menu


Cafés mineiros de qualidade na super feira paulista

18 JUN 2018
18 de Junho de 2018

A Fispal é um evento completo para o mercado de café. Neste ano, a 34ª edição ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, de 12 a 15 de junho. A Feira recebe milhares de profissionais de cafeterias, restaurantes, bares, padarias, pizzarias, sorveterias, além de lojistas e distribuidores do setor. Trata-se de um espaço ideal para networking, negócios e qualificação profissional, com palestras, debates e cases de sucesso das mais diversas áreas do setor. O Sebrae Minas estará presente com as Regiões e os Cafés de Origem Controlada de Minas Gerais

Minas Gerais, devido à sua extensão territorial e tradição na cafeicultura, possui diversas regiões produtoras, cada qual com a sua história, sua tradição, suas peculiaridades. De acordo com a gerente de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins, o Sinal distintivo coletivo de uma região (“que alguns chamam simplesmente de ´selo`”) é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por meio do reconhecimento das Regiões Produtoras que solicitam a Indicação Geográfica (IG) - o nome geográfico de um país, cidade ou região, reconhecido pela qualidade ou tradição de determinado produto ou serviço.

As IGs são divididas em Indicação de procedência (IP):  nome geográfico que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou prestação de serviço; e Denominação de Origem (DO): nome geográfico que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.  Atualmente existem três regiões cafeeiras apoiadas pelo Sebrae Minas: Região do Cerrado Mineiro (Triângulo e Noroeste), que tem IP e DO reconhecidas pelo INPI;  Mantiqueira de Minas(Sul de Minas), com IP reconhecida e DO depositada no Instituto; Região das Matas de Minas (Leste e Zona da Mata), que está com a Marca Coletiva já depositada e IP em fase final de estruturação.

Os Cafés de Origem Controlada possuem atributos bem específicos: são cafés de terroir, produzidos numa região demarcada, protegida e reconhecida pela sua tradição e características sensoriais diferenciadas; seguem um processo de produção oficializado e auditado pela governança da região produtora; possuem qualidade garantida e rastreável por meio do selo de Garantia de Origem e Qualidade oficial da região; têm notas iguais ou superiores a 80 pontos de qualidade,  conforme estipulado pela Specialty Coffee Association of America (SCAA).

O Sebrae Minas deverá levar para a Fispal pelo menos um cafeicultor de cada Região. São produtores que processam seus cafés em micro torrefações e que irão mostrar alguns métodos de preparo da bebida, como a prensa francesa, hario e espresso. Suas regiões, contempladas nos projetos de Origem Controlada da instituição possuem características diferentes:

> A Região do Cerrado Mineiro trabalha com uma agricultura de base empresarial e altamente tecnificada;

> A Região da Mantiqueira posssui uma agricultura tradicional, mas estruturada e com utilização de técnicas avançadas na produção de cafés de qualidade;

> Na Região das Matas de Minas a cafeicultura é baseada na agricultura familiar, processos artesanais de produção e baixo índice de tecnologia empregada.

Esta é a segunda vez que o Sebrae Minas coordena este tipo de ação com os cafeicultores daquelas três regiões. Priscilla confirma: “Sim, esta será nossa segunda iniciativa de promoção das Regiões e dos Cafés de Origem Controlada de Minas Gerais, e a primeira iniciativa nacional. A primeira ação ocorreu em Berlin (princípio de 2017), em parceria com a KaDeWe, templo do consumo na Alemanha”.

Na ocasião, a missão de cafeicultores mineiros apresentou o grão a visitantes de todo o mundo em três momentos: durante a Fruitlogistica, a maior feira de fruticultura da Europa; nas gôndolas da KaDeWe, a segunda maior loja de departamentos do Velho Continente (à frente, apenas a londrina Harrods); e em duas cafeterias da cidade.

(Agência Sebrae)

Voltar
Tenha você também a sua rádio